terça-feira, 15 de maio de 2012

O QUE É RADIONOVELA?

    Radionovela é um tipo de novela que passava nas rádios, onde se utilizava só a voz, sem imagem. Ela só pode ter diálogos entre os personagens e efeitos sonoros feitos por um sonoplasta.
      Nascida da dramatização do gênero literário novela, produzida e divulgada em rádio. Na era de ouro do rádio, as radionovelas foram fundamentais para que a história do rádio brasileiro se configurasse. Elas estimularam a imaginação dos ouvintes (fundamentalmente mulheres, as senhoras e senhoritas que acompanhavam o enredo) e projetaram uma série de radio-atores que, posteriormente, migraram para a televisão. Fez enorme sucesso no início do século XX, numa era pré-televisiva. Boas histórias, bons atores e efeitos sonoros realistas eram o segredo do gênero para captar a atenção dos ouvintes. Diz-se que os grandes mestres da magia eram os sonoplastas.  Urgel de Castro da Rádio Nacional RJ  era considerado um mestre da sonoplastia. Para estimular a imaginação das pessoas, reproduzia todo tipo de sons e ruídos, como o som da chuva, do telefone, da passagem de tempo, dos passos dos personagens.
       Agora as 7ªs séries estão resgatando esta época de ouro e transformando crônicas estudadas na sala de leitura em radionovelas, que serão gravadas na sala de informática. Preparem-se 7ª séries e agendem a gravação bem rápido, pois estamos ansiosos para ouvir o que vocês estão preparando.


Clique no link e escute um exemplo de radionovela!!!


Postagem criada pelo aluno monitor Maicon - 7ª A

5 comentários: