sábado, 25 de junho de 2011

"OPERÁRIOS" DA SALA DE LEITURA

Temos os alunos monitores da Sala de Leitura que prestam um grande serviço a todos: ajudam a organizar o nosso acervo de livros que é muito grande. Flagramos todos no trabalho, etiquetamos livros. Os livros da Sala de Leitura estão recebendo um novo cadastro no computador e assim que os livros são cadastrados, os alunos monitores etiquetam utilizando cores de acordo com a categora. Por exemplo: Infanto-juvenis recebem etiqueta vermelha, os quadrinhos - etiqueta dourada, Infantis - azul e assim vai. As etiquetas, além de facilitar a organização, diferencia os livros cadastrados dos não-cadastrados. Confira o trabalho!



  (neste dia infelizmente alguns monitores não estavam presentes)



A ajuda da profª Marisol tem sido fundamental para a nossa Sala de Leitura. É a profª Marisol quem colabora tombando e cadastrando os livros no computador para que possamos organizar melhor o nosso acervo.

Obrigada a todos!

Seja você também um aluno monitor. Inscreva-se a aguarde novas vagas.

CONCURSO DE FÁBULAS - parte II

Temos mais ganhadores do concurso de fábulas. Confesso que a demora na premiação é porque eu estou lendo e fazendo a correção das fábulas sozinha e tivemos muitos textos. Parabéns aos ganhadores... ou melhor, às ganhadoras.


"A joaninha e o grilo" - Gabriela, 5ª A
"O roubo dos ovos de Páscoa" - Ana Carolina, 5ª C

domingo, 19 de junho de 2011

CONVERSINHA MINEIRA

Os alunos Daniel, Lucas Costa, Ivan e Jamir (7ª A) criaram um vídeo para a crônica Conversinha Mineira, de Fernando Sabino. Vamos assistir?

HOMENAGEM

No mês de agosto será realizada a inauguração oficial da Sala de Leitura e as alunas Janaina, Kawanny, Stefani, Beatriz, Luana e Gabriela (7ª série) estão a todo vapor preparando uma homenagem à profª Cândida.



CRÔNICAS - 7ª C

Na última semana a 7ª C deu um show de interpretação apresentando as crônicas. Foi realizado um trabalho conjunto com o profª de Arte, José Antônio e a Sala de Leitura. Os alunos, que estavam estudando teatro em Arte e crônica na Sala de Leitura, deveriam unir os dois conteúdos e escolher uma crônica para interpretar. A 7ª C está de parabéns pelo interesse e dedicação de todos os grupos. Aliás, é uma turma que demonstrou bastante talento. Continuem assim!

A mulher do vizinho, Fernando Sabino

                                          Chatear e encher, Paulo Mercedes Campos


Gravação, Carlos Drummond de Andrade





Família Nu (adaptação feita pelo grupo de "O homem nu", de Fernando Sabino)


Hora de dormir, Fernando Sabino 


CONTOS

As 8ªs séries estão estudando conto e alguns grupos pesquisaram contos e apresentaram para a sala. Os alunos Allan, Larissa, Juliana, Brenda, Vitória e Zayne (8ª A) escolheram o conto "A rosa assombrada", de Angela Lago e optaram pelo teatro como forma de apresentação. Vamos conferir:


quarta-feira, 15 de junho de 2011

VOCÊ LIGADO NO NOSSO BLOG

Nosso blog tem apenas 2 meses, mas já atingiu mais de 600 visualizações. Que beleza! É você que faz o nosso espaço se tornar especial. Acesse e divulgue nosso blog.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

CONTOS - 8ª B

A Giulia e a Viviane da 8ª B criaram um conto e gravaram para apresentarem na aula. O conto chama-se "Atraso". Vamos conferir as fotos (infelizmente não foi possível postar o vídeo, mas assistimos em aula e estava muito bom):





Na história, por um atraso, elas quase perderam a prova para um intercâmbio, mas puderam contar com a ajuda de uma pessoa super camarada que permitiu que elas fizessem a prova, mesmo estando atrasadas.

terça-feira, 7 de junho de 2011

APRESENTAÇÃO DAS CRÔNICAS DA 7ª B parte 2

Conforme prometido, aqui estão as fotos dos 2 últimos grupos que apresentaram as crônicas na 7ª B.




 Crônica:  Essa mocidade de hoje, Marcos Rey


Leitura da apresentação das "Crônicas Marcianas", que parece ser bem interessante.
 

segunda-feira, 6 de junho de 2011

OFICINA DE LITERATURA DE CORDEL

Estão abertas as inscrições para a oficina de literatura de cordel,  “CORDEL PARA LER O MUNDO”, para o público infantojuvenil na faixa etária de 6 a 14 anos.

LOCAL: CENTRO BRASILEIRO DE ESTUDOS DA AMÉRICA LATINA - CBEAL
Fundação Memorial da América Latina
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Metrô Barra Funda – São Paulo, SP.

DATA: 11 de junho de 2011 (sábado), das 10 às 12 horas, na Sala dos Espelhos do Auditório Simón Bolívar

A Oficina tem como objetivo incentivar o aprendizado da escrita e o hábito
da leitura, utilizando como instrumento pedagógico a Literatura de Cordel,
na forma de um espetáculo infantojuvenil interativo que, por meio do teatro,
de brincadeiras e da dança, procura despertar a importância da leitura e das
tradições culturais.

A coordenação do projeto é de *Carlos Galdino *, poeta, comunicador, músico,
produtor e agitador cultural.

*INSCRIÇÕES GRATUITAS *: de segunda à sexta *, *das 10 às 18 horas, no Anexo dos Congressistas / CBEAL - Memorial da América Latina. Vagas limitadas.

*Informações *: eventoscbeal@memorial.sp.gov.br ou pelo telefone (11)
3823-4780.

WWW.MEMORIAL.SP.GOV.BR <http://www.memorial.sp.gov.br/>

sexta-feira, 3 de junho de 2011

FESTA JUNINA


Oba!!! Já estamos no mês das festas juninas, mês das danças e guloseimas. Nossa Festa Junina será no dia 17/06 e os alunos e professores já estão animados, procurando músicas para os ensaios e criando coreografias. E por falar em música e dança, você sabe a origem da quadrilha?

 
A QUADRILHA tem origem em uma dança de salão francesa para quatro pares, a "quadrille", em voga na França no século XIII. A "quadrille" veio para o Brasil seguindo o interesse da classe média e das elites portuguesas e brasileiras porque era a última moda em Paris. Ao longo do século XIX, a quadrilha se popularizou no Brasil e se fundiu com danças brasileiras, tornando-se a quadrilha que conhecemos hoje.